O Direito Tributário é um dos menos estáveis. Passando por mudanças ao passo que o mercado pede, vemos incentivos fiscais surgindo e sendo revogados, alterações nas alíquotas e assim por diante. Por conta dessa alteração constante, é necessário que empresários e gestores estejam sempre de olho na necessidade da revisão.
Mas, qual o melhor momento de realizar esse rever? Como ter certeza de que a marca está a par das necessidades do Fisco, sem incorrer em revisões desmedidas e custosas? Hoje a Unidas debate o tema e traz a resposta para você.
O Planejamento Tributário e sua necessidade de revisão
A revisão tributária é a principal forma de economizar e evitar a incidência de tributos desnecessários. Vez ou outra novos decretos são passados, estímulos e alterações são estabelecidos, e ao contar com uma revisão tributária, a marca se vê adimplente e coerente com as necessidades do Estado.
Vale pontuar aqui que o planejamento tributário não é algo que se pede apenas para grandes empresas, sendo importante também para o pequeno e médio negócio, uma vez que são exatamente esses os que mais sofrem ao ignorar ditames tributários.
Ao contar com um planejamento tributário sólido e coerente com a realidade, a empresa passa a ter maior:
- Economia de valores: Quer seja por estar pagando o que é devido, sem extras, ou mesmo, por não faltar no pagamento de tributos novos, evitando multas;
- Competitividade: Ao pagar apenas o que é devido, a marca pode se preocupar em fazer investimentos que mudem sua posição no mercado e tragam maior sucesso financeiro à empresa;
- Estabilidade: Sem o risco de surpresas, é possível realizar uma gestão financeira mais correta, certeira e que em fato se concretizará.
Esses são apenas 3 dos benefícios que estão associados ao planejamento tributário. Em resumo, o que está em jogo aqui é a retidão das contas, a coerência e o adimplemento das obrigações perante o fisco.
Uma vez que o planejamento tributário esteja afinado, a empresa pode caminhar bem.
Mas, e qual o momento ideal para revisar o planejamento tributário?
De forma cíclica, a revisão tributária deve ser feita a cada 6 meses ou 1 ano, a depender do recorte de atuação. Devendo ser conduzido por especialistas, esse processo é bem importante para o sucesso da operação empresarial, assim como, tal qual vimos logo acima, para a boa gestão financeira de uma marca.
A Unidas Contabilidade pode te ajudar nesse serviço
Quando falamos em especialista, falamos em Unidas Contabilidade. Sendo mais que uma empresa de contabilidade, a marca se porta como um setor de sua marca, garantindo maior sucesso para sua empresa e adimplemento das obrigações fiscais estabelecidas à mesma.
Converse conosco agora mesmo e entenda de forma pormenorizada como os nossos especialistas podem melhor lhe ajudar na revisão do planejamento tributário, assim como, detalhamento de como a assessoria se dá.
Esperamos o seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.