Apesar do avanço da legislação trabalhista brasileira que agora permite que as empresas terceirizem suas atividades finalísticas, integrar equipes terceirizadas e novos colaboradores é sem dúvidas um dos maiores desafios da gestão de pessoas.
Buscando apresentar soluções para os desafios da gestão de pessoas, a Unidas Contabilidade preparou algumas dicas sobre o assunto, vale a pena conferir!
1.Comunique com antecedência
Antes de apresentar e integrar novos colaboradores a equipe procure informar o seu time com antecedência sobre a chegada dos novos membros e explique os motivos que levaram a empresa a decidir pelo crescimento da equipe.
É preciso ser claro e investir na comunicação para aqueles que já estão na empresa não pensem que os novos funcionários estão chegando para assumir os seus postos de trabalho.
Caso um ou mais funcionários acredite que poderá ser substituído pelos novos contratados, o processo de adaptação e transmissão de conhecimento e procedimentos poderá ser significativamente impactado.
2.Prepare um momento de integração
Para garantir harmonia e agilizar o processo de adaptação ao integrar equipes terceirizadas e novos colaboradores invista em um momento de boas-vindas.
Desenvolva um plano de acolhimento para recepcionar os novos funcionários, apresente a missão, visão, os valores e a cultura da empresa, seus departamentos, produtos e serviços.
Apresente-os a estrutura e as dependências da empresa, aos seus colegas de trabalho e também a sua chefia imediata. Se possível, promova dinâmicas para integração dos novos colaboradores aos atuais membros da equipe.
Estimular a interação e recepcionar bem os novos membros do time é um dos segredos para integrar equipes terceirizadas e novos colaboradores.
3.Incentive os relacionamentos
Incentivar os relacionamentos e a boa convivência é um passo importante na integração de novos colaboradores, sejam eles próprios ou terceirizados.
As pessoas precisam trabalhar de maneira colaborativa e apesar dessa característica depender diretamente de cada profissional, a empresa também pode estimular o relacionamento entre os funcionários por meio de estratégias específicas de gestão de pessoas.
Promova momentos de interação, incentive e estimule sempre que possível o trabalho em equipe e a construção de um ambiente de harmonia, no qual as pessoas sintam-se confortáveis para desempenhar suas funções e possam contar umas com as outras.
4.Ofereça tratamento isonômico
Para o desenvolvimento de equipes e sucesso de uma organização todos precisam ser tratados de forma isonômica, ou seja, igualitária, independente da sua função, área de atuação ou tipo de vínculo (terceirizado ou efetivo).
Ao integrar equipes terceirizadas e novos colaboradores, tome todos os cuidados necessários para não fazer distinções entre grupos de colaboradores.
Para entregar o melhor de si, as pessoas precisam sentir-se respeitadas e bem-vindas no ambiente de trabalho, recebendo o mesmo tratamento dispensado a todos, sem qualquer tipo de preferências.
Com essas dicas, esperamos que a sua empresa consiga obter ótimos resultados nos processos de integração entre equipes terceirizadas e novos colaboradores.
No final das contas, a implantação de boas práticas é benéfica para todas as partes envolvidas.