Procurando dicas para treinar sua equipe e melhorar os resultados internos? Então, você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, separamos 6 dicas que podem melhorar significativamente o desempenho da sua equipe e por consequência os resultados da sua empresa.
No entanto, antes de começar, é importante destacarmos o conceito de treinamento, segundo afirmam Milkovich e Boudreau (2000).
“Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.”
Diante do conceito acima, é muito importante que as empresas coloquem em prática rotinas de treinamento que contribuam para promover o desenvolvimento das suas equipes.
1.Encontre as maiores dificuldades da sua equipe
Uma ótima maneira de determinar quais iniciativas de treinamento implementar, não consiste apenas em observar, mas também em ouvir a sua própria equipe.
Seus colaboradores podem ser capazes de fornecer informações sobre uma ou mais áreas nas quais entendem que podem melhorar suas habilidades.
Se vários membros da equipe mencionarem os mesmos tópicos de treinamento, você pode incorporá-los ao seu planejamento.
2.Elabore um cronograma para treinar sua equipe
Depois de estabelecer as necessidades de treinamento, você pode começar a desenvolver um cronograma para garantir que sua equipe tenha tempo suficiente para aprender novas habilidades.
Por exemplo, se os dias de maior demanda para sua equipe forem quintas e sextas-feiras, você poderá definir o treinamento para segundas e terças-feiras, com as quartas-feiras como período de descanso.
Você também pode decidir por agendar sessões de treinamento em meio período, para que os membros da equipe não precisem abandonar por completo as suas tarefas.
3.Pense em formas de tornar o treinamento dinâmico
Você pode ajudar sua equipe a se manter envolvida durante as sessões de treinamento, alterando o formato de aprendizagem. Sendo assim, um treinamento sobre atendimento ao cliente, por exemplo, poderia ser dividido da seguinte forma:
- Nos primeiros 20 minutos de treinamento, você pode fazer uma apresentação em PowerPoint que destaque as táticas atuais de atendimento ao cliente e como você planeja alterá-las no futuro.
- Após a apresentação, você pode dividir sua equipe em grupos e fornecer a eles cenários simulados de clientes para representar.
- Por fim, você pode reunir o grupo novamente para discutir os cenários do cliente mais detalhadamente e responder a quaisquer perguntas.
4.Crie um resumo do treinamento em PDF
Para ajudar sua equipe a se lembrar das informações que você compartilhou com eles durante as sessões de treinamento, elabore um resumo dos principais pontos de discussão, perguntas respondidas e tópicos abordados.
Se você incluiu uma apresentação em PowerPoint, também pode enviá-la aos participantes do treinamento para que eles consultem, se necessário.
5.Envie uma pesquisa anônima por e-mail
Após cada sessão de treinamento, considere enviar uma pesquisa anônima por e-mail a todos os participantes com perguntas sobre os tópicos que foram abordados.
Com base no resultado da pesquisa, é possível determinar o sucesso e a efetividade da sessão de treinamento.
6.Programe treinamentos de reciclagem
Por fim, para que todos mantenham-se atualizados e o aprendizado não entre no esquecimento, programe treinamentos periódicos de reciclagem.
Você pode repassar os treinamentos anualmente, incluindo novos conceitos, técnicas e atualizações para manter o seu time sempre alinhado.
Agora que você já conferiu as nossas dicas para treinar sua equipe e melhorar os resultados internos, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e novidades!